DEPRESSÃO: conheça seus direitos perante o INSS

A depressão caracteriza-se como um distúrbio do humor que leva à persistente sensação de tristeza e perda de interesse, que pode ocasionar uma série de impactos negativos na vida de quem está sofrendo com esse transtorno. Alguns desses problemas podem ser a incapacidade de dormir, falta de concentração na execução de tarefas, perda do apetite, níveis de energia reduzidos, automutilação e até mesmo pensamentos suicidas.

Ao analisarmos o transtorno de depressão e o quanto isso pode impactar no desempenho das atividades do trabalho, temos que, quando o trabalhador é diagnosticado com depressão e seu quadro clínico seja considerado mais grave, é possível solicitar o afastamento do trabalho para recebimento de benefício por incapacidade.

A maior dificuldade acontece quando o INSS não concede o direito ao recebimento do benefício de imediato, entretanto, ainda assim, é possível requer em juízo os direitos não conquistados pela via administrativa, através de uma avaliação médica feita por um perito designado pelo juiz.

Portanto, se você se encaixa nesse perfil e o INSS negou seu pedido ao benefício, saiba que ainda é possível pleitear o benefício pelas vias judiciais.

Rolar para cima
Rolar para cima