As vendas em plataformas digitais cresceram muito por conta da quarentena. Do supermercado, passando pela farmácia, lojas de departamentos, restaurantes, livros (sim, cresceram as vendas de livros no período), etc., todos os setores vêm experimentando aumento nas vendas.
Antes de realizar a compra e informar os seus dados e o do cartão de crédito, procure saber a credibilidade do site para evitar cair em golpes e fraudes.
Olhe se na página (geralmente no final, lá embaixo) há o número do CNPJ da empresa, o endereço físico, o telefone e se o endereço virtual começa com “https”.
Não deixe de verificar a reputação do site em buscadores. Com uma pesquisa rápida na internet é possível observar o que as pessoas estão comentando, se já foram vítimas de algum golpe, se o site é seguro e de confiança, etc.
Procure saber também qual é o comportamento da empresa quanto à entrega e a solução de problemas pelos comentários de outros consumidores. Você pode obter informações ao ler o que dizem outros consumidores sobre a empresa na própria loja online, olhar o Ranking de Reclamações Fundamentadas dos Procons e até mesmo o site www.consumidor.gov.br, administrado pela Secretaria Nacional do Consumidor, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Muitas marcas criaram aplicativos para celular e, para chamar a atenção dos consumidores, oferecem por meio deles condições especiais para compra, com descontos, promoções e outros atrativos. Se você for baixar um aplicativo, nunca o faça por meio de links recebidos em serviços de mensagens. Entre na loja de aplicativos do seu celular e baixe por este caminho. Isso porque muitos golpistas criam apps fakes, parecidos com os reais, para aplicar golpes.
Ao se cadastrar em sites ou aplicativos de vendas crie uma senha de login forte, utilizando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Evite repetições sequenciais e datas facilmente descobertas, como aniversários. Nunca deixe sua senha salva na plataforma de venda, tampouco o número do seu cartão.