Por que um caminhoneiro deve usar EPIs?

Não é novidade para ninguém que a profissão de caminhoneiro é repleta de riscos. O dia a dia nas estradas esconde inúmeras situações que podem afetar a saúde física e psicológica desses profissionais e são um dos obstáculos a serem enfrentados.

Ninguém gosta de se colocar em risco, mas será que você está fazendo a sua parte para evitar o problema? Deixar de usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) é um hábito comum entre aqueles que transportam cargas por todo o país e muitos não imaginam o quanto isso pode ser prejudicial.

Esses equipamentos são fundamentais para a prevenção de acidentes e garantem a segurança e a saúde do motorista e de todos que cruzam o seu caminho nas estradas. Por isso, não seja negligente e desatento com aquilo que pode salvar sua vida e garantir viagens mais produtivas e tranquilas.

Como a lei regulamenta esse tema?

Além de trazer benefícios, o EPI para motorista de caminhão é obrigatório por lei. Isso mesmo! Essa não é uma simples orientação. Trata-se de um requisito para exercer a profissão e deixar de cumpri-lo pode desencadear penalidades.

Em geral, temos duas normas básicas sobre o tema:

  • Norma Regulamentadora nº 6, do Ministério do Trabalho;
  • Norma Brasileira 9735/2016, da ABNT.

A primeira trata do uso de equipamentos de proteção individual exigidos dos profissionais e empregadores no exercício de suas profissões. Ela informa como é feita a fiscalização e apresenta os itens obrigatórios para cada parte do corpo, a depender da função exercida.

A segunda norma é mais específica e trata do uso de EPIs no transporte de cargas perigosas, determinando qual o conjunto mínimo de equipamentos que devem ser utilizados pelo condutor e seus auxiliares durante o processo.

EPI para motorista de caminhão: o que você não pode deixar de usar?

Protetor auricular

O protetor auricular é um aparelho criado para ser utilizado

no canal auditivo externo e protege o ouvido contra diversas situações, como altos ruídos, entrada de água e impurezas e vento excessivo.

É importante destacar que o ouvido é um órgão muito sensível e acaba sendo exposto a diversas situações de risco. Por isso, o caminhoneiro deve utilizar o protetor auricular durante os processos de carga e descarga em locais com nível de ruído acima do permitido — lembrando que ele não deve ser utilizado enquanto o motorista estiver dirigindo.

Luvas

Por mais desconfortável que seja a utilização de luvas, elas são um dos principais itens para proteção das mãos. Sem esses itens, você pode ter contato com produtos químicos, se queimar e até sofrer cortes graves.

A orientação é utilizá-las sempre que for manusear uma carga perigosa ou precisar lidar com componentes químicos, inclusive durante inspeções e manutenções no caminhão.

Colete luminoso ou refletivo

O colete luminoso é um equipamento que pode salvar a sua vida, principalmente se você viaja à noite com frequência. Essa vestimenta conta com um mecanismo que reflete sempre que a luz de outro veículo recai sobre ela, garantindo que o profissional seja visualizado.

Na estrada, caso precise sair do caminhão à noite ou em caso de acidentes, é prudente estar vestido com esse EPI. Seu custo de aquisição é baixo e os benefícios são expressivos.

Óculos para produtos químicos

Você transporta produtos químicos? Nesse caso, é fundamental ter sempre à disposição um óculos de proteção. Esse equipamento de segurança evita lesões e queimaduras nas córneas, especialmente as provocadas pelos gases e por partículas que podem se soltar dos produtos.

Vale a pena destacar que o trauma ocular é considerado uma das maiores causas de cegueira no mundo e prevenir é sempre a melhor estratégia, já que o problema pode ser facilmente evitado com o uso do equipamento de proteção adequado.

Capacete

O capacete protege contra impactos na cabeça e, também, é essencial para o caminhoneiro. Por isso, tenha-o sempre em seu veículo e adquira o hábito de utilizá-lo durante o carregamento e descarregamento dos produtos.

Respirador para pó

O respirador para pó é um equipamento de proteção das vias respiratórias contra poeira. Ele pode evitar a contaminação e aspiração de diversos produtos, como minério de ferro, sabão em pó, sal, soda cáustica, poeiras vegetais e névoas de ácidos.

Dessa maneira, sempre que for contratado para transportar algum produto que possa causar danos à sua saúde por meio das vias aéreas, é interessante utilizá-lo.

Máscara semifacial

A máscara semifacial, como o nome sugere, é um equipamento projetado para proteger o rosto do profissional de poeira, gases e produtos tóxicos. Seu formato garante que o nariz e a boca do usuário fiquem preservados e não entrem contato com substâncias nocivas à saúde.

Diante de suas características, ela deve ser usada durante o manuseio de produtos químicos e em ambientes em que se esteja trabalhando com tintas, soldas, lixamento e demolição de materiais.

Viu só como o EPI para motorista de caminhão é importante? Para que você exerça sua profissão com eficiência e qualidade, é preciso cuidar de sua saúde e segurança e, sem dúvidas, o uso desses equipamentos faz toda a diferença. Agora que você já os conhece, não deixe de adquiri-los e incentivar seus colegas a se protegerem também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat