Fator Previdenciário: como Influencia na aposentadoria?

Fator Previdenciário é um índice que busca ajustar o valor da aposentadoria para os segurados que se aposentam antes de completar a idade, aplicado à Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Ou seja, ele permite que o segurado se aposente mais cedo, mas com um desconto no valor do salário proporcional à quantidade de anos que faltam para a aposentadoria por idade. Em casos raros também é aplicado na Aposentadoria por Idade, a fim de aumentar o valor do benefício.

Apesar de muitos falarem sobre o Fator Previdenciário, e inclusive defenderem o fim do cálculo, poucos sabem realmente o que é.
Como é calculado o Fator Previdenciário?

Para aqueles que se aposentam, por exemplo, com 48 anos, o valor da aposentadoria será de um pouco mais que a metade de sua média de salários, 56% para homens e 57% para mulheres. Com 58 anos, a pessoa que contribuiu o tempo mínimo para ganhar aposentadoria por tempo de contribuição, irá receber 80% se homem e 84% se mulher da média de salários. Quem trabalhar até os 65 anos e tiver contribuído 30 (mulher) e 35 (homem), vai receber mais de 100% do salário.

Há que se considerar que é permitido que o segurado ainda continue trabalhando e acumule os dois salários, além de que os aposentados com um salário mínimo não são prejudicados pelo Fator Previdenciário.

O fim do Fator Previdenciário propõe, na verdade, o fim da chance de conquistar a aposentadoria mais cedo, permitindo a concessão do benefício com 60 anos se for mulher e 65 anos se for homem, sem a possibilidade de optar que você se aposente antes, mas com um desconto proporcional ao tempo trabalhado.

Rolar para cima
Rolar para cima