Aposentadoria por Idade e a carência mínima de 180 contribuições

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://www.witt.3mind.club/wp-content/uploads/2018/10/24.10.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” animation=”left” sticky=”off” align=”left” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_width=”1″ border_style=”solid” /][et_pb_text admin_label=”Texto”]

Aposentadoria por Idade Urbana, pelo regramento atual é devida aos Segurados que tenham 65 anos, os homens, e 60 anos, as mulheres, em conjunto com a soma de 180 contribuições para cumprir a carência mínima, o que resulta 15 anos.

Referido benefício previdenciário, tem previsão constitucional, e disposições legais na Lei de Benefícios, Regulamento da Previdência Social e Instrução Normativa 77/ 2015.

Carência é o número mínimo exigido de contribuições para o Segurado pleitear o benefício, e começa a contar da primeira contribuição em dia para o contribuinte individual ou facultativo, ou da data de início do primeiro vínculo para o empregado com registro em carteira de trabalho e previdência social.

Em muitos casos, os Segurados não somam as 180 contribuições, e por falta de orientação, ou por receber informação errada, acessa o site do INSS, clica em emitir GPS, insere período retroativo, gera uma guia de recolhimento e paga com ilusão de ter preenchido a lacuna faltante,

Pois bem, a atitude não surtirá efeitos para contagem de carência, posto que para recolhimento retroativo, é necessário comprovar ao INSS efetiva atividade profissional, com documentos contemporâneos ao período que quer recolher, e assim, se deferido o reconhecimento do período, o INSS emite a GPS para pagamento. Portanto, fique atento!

Ressalta-se, que para Aposentadoria por Idade, não se exige qualidade de Segurado, ou seja, que esteja em período de recolhimentos ou coberturas do INSS, e sim que tenha cumprido a idade e carência mínima de 180 contribuições.

Destarte, é fundamental o planejamento e preparo da documentação para pedir benefícios do INSS. Consulte sempre um profissional.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat