Qual é a diferença entre um repositor e um promotor no Ponto De Venda?

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 O QUE FAZ O PROMOTOR E O QUE FAZ O REPOSITOR?

Em termos gerais, a principal diferença entre o trabalho desenvolvido por esses dois profissionais é que o promotor é contratado, direta ou indiretamente, pela marca, enquanto o repositor responde ao ponto de venda.

Um repositor de mercadorias contratado por uma loja ou por um supermercado, por exemplo, estará presente no local durante toda a jornada de trabalho e deve satisfação ao seu superior, que também é contratado pelo PDV.

Ele reposiciona, em prateleiras e pontos extras, itens de todas as marcas e segmentos. O repositor não é fiel à marca, ele é fiel ao ponto de venda e, por isso, responsável por evitar ruptura e organizar material de merchandising de todas as marcas que o PDV expõe.

O promotor de vendas, por sua vez, zela por apenas um nome: aquele que ele representa. O profissional contratado pela marca A responderá única e exclusivamente pelos produtos da marca A, dedicando parte de sua atenção à marca B somente quando precisar pesquisar e comparar, entre outros aspectos, ações promocionais e preços praticados pela concorrente. 

ATUAÇÃO NO PONTO DE VENDA

Ambas as funções evitam ruptura, embora o repositor certifica-se de que as mercadorias preencham as gôndolas. O promotor é quem confirma o posicionamento de acordo com o planograma a ser seguido, validando ou reportando possíveis problemas relacionados à disposição de produtos.

O promotor verifica como está o estoque da marca, se todos os produtos listados estão positivados na quantidade programada, porém não movimenta o estoque do ponto de venda. A função de organização, abastecimento e retirada de itens do local é responsabilidade do repositor.

Veja um resumo sobre as atividades praticadas por cada um no quadro abaixo:

PROMOTOR DE VENDAS REPOSITOR DE MERCADORIAS
Visita os pontos de venda É contratado dos pontos de venda
Confirma posicionamento via planograma Repõe itens em gôndola
Revisa estoque Repõe e retira itens no estoque
Negocia espaço em gôndola e pontos extras Não negocia posicionamento de produtos
Pesquisa ações da concorrência Não defende marcas
Trabalha para a marca Trabalha para o PDV
Presta apoio a ações promocionais Não se envolve em ações promocionais
Organiza o merchandising da marca Organiza o merchandising geral
Faz pesquisa de preços Faz afixação de preços

.

É claro que, quando os profissionais entendem bem as respectivas funções e têm uma visão clara sobre as responsabilidades de cada um, as rotinas são otimizadas.

Um promotor que, em vez de repor produtos na gôndola, apenas certifica-se de que o planograma está sendo seguido, diminui o tempo de visita em loja. Isso significará mais disponibilidade para ser estratégico e para firmar relacionamentos com gerentes e supervisores, por exemplo.

A indústria precisa de representantes da marca nos PDVs, que é onde toda a negociação acontece. Promotores que assumem tarefas que não são suas, mas do repositor, cumprirão dupla função.

Passarão tempo excessivo em loja e, muitas vezes, não conseguirão cumprir a roteirização planejada para o dia.

A gestão das equipes externas, aliás, é um dos principais desafios dos profissionais de trade marketing. O coração de toda a operação é execução do time de campo no ponto de venda.

Sem controle, organização e planejamento, as chances de cometer equívocos são altas, o que diminui as chances de sucesso de qualquer estratégia de vendas. Algumas das principais preocupações relacionadas à rotina de promotores incluem a confirmação de visitas no PDV, a coleta de dados, a demora na tomada de decisões, a roteirização mal planejada e o não engajamento dos profissionais.

Caso esteja expresso em sua carteira o cargo de repositor e a função em seu contrato de trabalho está promotor de vendas o contrato é licito não dá direito ao acumulo ou desvio de função

 

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