Direito Previdenciário – Cálculos para aposentadoria

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_image admin_label=”Imagem” src=”http://www.witt.3mind.club/wp-content/uploads/2018/02/Sem-título-2.jpg” show_in_lightbox=”off” url_new_window=”off” use_overlay=”off” animation=”left” sticky=”off” align=”left” force_fullwidth=”off” always_center_on_mobile=”on” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_width=”1″ border_style=”solid”] [/et_pb_image][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” header_font_size=”30″ header_font_size_tablet=”30″ header_font_size_phone=”30″ header_letter_spacing=”0″ header_letter_spacing_tablet=”0″ header_letter_spacing_phone=”0″ header_line_height=”1″ header_line_height_tablet=”1″ header_line_height_phone=”1″ text_letter_spacing=”0″ text_letter_spacing_tablet=”0″ text_letter_spacing_phone=”0″ text_line_height=”1.7″ text_line_height_tablet=”1.7″ text_line_height_phone=”1.7″ use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_width=”1″ border_style=”solid”]

É cada vez mais importante que o segurado tenha o máximo de informações possíveis quanto aos seus direitos, para que verifique se já cumpriu os requisitos para alguma aposentadoria, o segurado conta com o direito adquirido ao benefício, mesmo que não tenha feito o requerimento perante o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Portanto, apresentamos um resumo dos benefícios e da maneira como são calculados o tempo de contribuição (antigamente chamado tempo de serviço) e a carência.

Benefícios:

– Aposentadoria especial:

Tempo: 25 anos de trabalho insalubre;

Carência:180 contribuições mensais;

 

– Aposentadoria por tempo de contribuição:

Tempo: 35 anos de contribuição para o homem; 30 para as mulheres;

Carência: 180 contribuições mensais;

 

– Aposentadoria por idade:

Idade: 65 para o homem; 60 para as mulheres;

Carência: 180 contribuições mensais;

 

O tempo de serviço/contribuição é contado em dias, meses e anos. Os dias devem ser somados, de forma a contabilizar meses e os meses, de forma a contabilizar anos.

Já a carência é contada por cada mês diferente que o segurado trabalhou, ainda que tenha trabalhado apenas um dia no mês.

Por exemplo, um segurado que tenha trabalhado de 29/03/2017 a 05/05/2017.

O tempo de contribuição é de 01 mês e 07 dias. A carência é de 03 meses (março, abril e maio).

O segurado deverá contabilizar todos os seus períodos de trabalho e verificar se faz jus a algum dos benefícios.

É importante lembrar que o período trabalhado em condições insalubres, via de regra, pode ser convertido em tempo comum, com um acréscimo de 40% para os homens e 20% para as mulheres.

Igualmente, é prudente lembrar que será computado, pelo Regime Geral de Previdência Social, apenas uma vez o tempo de contribuição e a carência, mesmo que o segurado trabalhe em dois locais diferentes no mesmo dia – como é comum para garçons, dentistas, médicos, entre outros.

Para maiores informações quanto à sua situação, procure seu advogado de confiança.

 

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Open chat